O que são

A Ilha Terceira tem uma festa única no Mundo, a "TOURADA Á CORDA"!
A Tourada à Corda é uma das maiores festas populares e tradicionais da Ilha Terceira.
O movimento colorido das gentes que enchem o “arraial” da Festa, no dia da tourada, faz um belo contraste com o verde abundante da natureza.
As casas típicas caiadas de fresco, com janelas de guilhotina e chaminés de “mãos postas", abrem as suas portas, no dia da tourada a "todos os amigos e aos amigos dos meus amigos! A alegria, o convívio e a "boa maneira de receber" dos Terceirenses, são expostos na mesa abundante de cada casa, sobre a toalha bordada. Não faltam os petiscos, a "massa sovada", as lapas, as cracas e o vinho de cheiro, enquanto se fala dos 4 toiros que chegam à freguesia, nas suas gaiolas, para a tourada!
Enquanto que, alguns dos pastores presentes Vestem as camisolas brancas tradicionais e ajeitam o chapéu "mazantino" na cabeça, os outros embolam o toiro e desenrolam a corda que, dali a instantes, irá amarrar pelo pescoço o primeiro toiro a sair.

Ffsss TT..P’rá…PUM!! o foguete estala no ar! vai sair o primeiro toiro!

Tudo a postos! vai começar a Tourada. Os "pastores" já estão nos seus lugares certos segurando no meio da corda para manobrar o toiro, e na ponta da corda, para aguentar e fixar o toiro dentro dos limites do arraial, limites esses feitos por 2 riscos brancos paralelos, pintados no chão, nos extremos ou saídas do arraial da freguesia.

Todo aquele que vai à tourada, não se deve esquecer que, em cada extremo ou saída do arraial, existem sempre várias “tascas" onde, se poderá comprar um delicioso petisco ou uma bebida bem fresquinha.

Por ser um espetáculo perigoso, em que o TOIRO, animal feroz, é o Rei da festa, antes de estalar o foguete da saída, devem as pessoas recolherem-se em lugares seguros (casas ou muros), deixando o arraial livre para os "toureiros" ou "capinhas" mais experientes!

Antes do começo da Tourada, ou no intervalo, dê um passeio pelo arraial e viva.com o povo da freguesia, o prazer de estar numa festa tão bela como a "Tourada à Corda”

Para mais informações consulte a Delegação de Turismo da Ilha Terceira, a sua agência de viagens ou a recepção do seu Hotel ou Residencial